O momento adequado para a remoção dos terceiros molares, popularmente conhecidos como sisos, varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, tais como a inclinação de crescimento dos dentes, sua posição na boca e a presença ou não de sintomas. Em alguns casos, é possível realizar a extração preventiva desses dentes.
A extração preventiva consiste na remoção de um dente antes que ele cause problemas ou complicações. No caso dos sisos, essa técnica pode ser indicada se houver sinais de que esses dentes possam causar problemas futuros, mesmo que ainda não estejam causando sintomas no momento da avaliação.
Normalmente, a remoção preventiva dos sisos é recomendada para jovens adultos, já que esses dentes costumam nascer entre as idades de 17 e 25 anos. Como ficam na parte posterior da boca, é comum que não tenham espaço suficiente para crescer corretamente, podendo causar dor, inflamação, infecção e até mesmo danificar os dentes adjacentes.
Em resumo, a extração dos sisos deve ser considerada caso haja sinais de que possam causar problemas futuros ou se já estiverem causando dor, inflamação, infecção ou outros problemas. No entanto, se estiverem nascendo corretamente e não causarem nenhum problema, pode ser que não seja necessária a sua extração.
É fundamental buscar a orientação de um profissional capacitado para avaliar a situação individual e recomendar o melhor tratamento.